.post img { max-width:"800"px; height: auto;

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Artes Tradicionais X Artes Liberais


Quando falamos em arte, automaticamente já vem a nossa mente as Artes Tradicionais: Música, Dança, PinturaEscultura, Teatro, Literatura, Cinema, Fotografia, Banda desenhada (quadrinhos), Jogos de Computador e de Vídeo (vocês sabiam que os jogos eram considerados arte?! O.o) e Arte digital.
Antigamente só existiam as sete primeiras, mas posteriormente foram acrescentadas ao manifesto das artes.
O negócio aqui é o seguinte, o que muitos não sabem é que o conceito de arte é subjetivo. Ou talvez seja o que todos saibam. Tudo o que exprime um sentimento, uma reação, pode ser considerado arte.
Nós vamos trabalhar justamente com esse ponto de vista.
Não encontrarão aqui nada explicito, acabado.
Queremos que este blog seja um reduto de pensamentos, questionamentos, reflexões, inspirações, sonhos... uma viagem através do belo, do curioso, do inusitado, do frustrante, do desejo, do inquietante.
O que chamar nossa atenção e causar alguma emoção que possa ser transmitida será postado.
No Post anterior, eu expliquei como o blog surgiu, quem participava e um resuminho do que se tratava. Arte. Foi o que eu falei.
Arte... o termo é muito abrangente para uma definição. Fica a nosso encargo decifrá-lo.
O primeiro entrave com o qual acabei me deparando foi o “fato” de que além das artes tradicionais também existem as Artes Liberais. Q-Q-Quê Cuma?! O.O
Justamente. Eu também não sabia. De início, mas bem lá no início mesmo eu achava que só existiam as Artes Tradicionais, e eram Sete. Imagine, quando eu fui pesquisar direito e descobri que haviam “extensões” acrescentadas recentemente... ¬¬
Mas tudo isso realmente culminou nesta postagem por causa do livro que estou lendo no momento: O Segredo do Anel, de Kathleen McGowan (e que será acrescentado a minha estante, não se preocupem).
Mestres Citaram

Passando pela página 91 eis que me aparece:

 “— Quais são as sete artes liberais?
Peter fechou os olhos, para recordar seus estudos clássicos, e recitou:
— O Trivium, ou os três primeiros caminhos de estudo: a Gramática, a Retórica e a Lógica. As outras quatro, Quadrivium, são Aritmética, Geometria, Música, e Cosmologia. São inspiradas por Pitágoras e sua perspectiva de que todos os números representavam padrões no tempo e espaço.”

Engraçado não é? Até mesmo os caminhos de estudo são arte. As matérias da escola... vish...

Keep to Calm! And listen!

As Sete Artes Liberais nada mais são do que apenas as matérias lecionadas nas escolas medievais, nada tem a ver com as Artes do Século XX.
No entanto, não dá para negar que são Artes, pois têm um uso prático excellent!
De uma forma ou de outra causam um dito fascínio na espécie humana, portanto, apreciemos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo da Página ↑